Transformando Conteúdo Estático em Interativo: Dicas para Melhorar Sua Performance
Hoje em dia, a internet está repleta de artigos, vídeos e diversos tipos de conteúdo. Com tanto material disponível, seja produzido por humanos ou gerado por inteligência artificial, surge a necessidade de se destacar na multidão. A grande questão é: como fazer seu conteúdo se destacar? E como criar experiências impactantes com tantos recursos já disponíveis?
A resposta pode estar na interatividade. A seguir, exploraremos como transformar conteúdo estático em experiências interativas, utilizando recursos que você já possui.
Comportamento do Consumidor de Conteúdo
Pense em um tema que te interesse, como marketing, moda, carros, esportes ou música. Quanto tempo você gastaria lendo um artigo sobre esse tema? Estudos mostram que a maioria das pessoas prefere dedicar poucos minutos a um conteúdo. Segundo uma pesquisa da Adobe, 61% das pessoas acreditam ter menos atenção do que antes, e 53% passam até 5 minutos engajando com um post ou vídeo.
Diante desse cenário, é crucial criar experiências que causem uma impressão positiva nos consumidores. Isso pode ser alcançado tanto em eventos ao vivo quanto digitalmente, através de tours virtuais, demonstrações ou outras formas de interatividade.
Exemplos de Interatividade no Marketing
A Beehave Marketing, por exemplo, utiliza experiências interativas em suas campanhas. Um exemplo famoso fora do Brasil é o “marketing simulator” da Devolver Digital, que promoveu seus produtos através de uma experiência imersiva em primeira pessoa.
Ainda que criar um jogo do zero não seja uma opção para muitas empresas, a interatividade pode ser aplicada em várias outras formas. Imagine transformar um relatório em PDF em um site interativo, onde os stakeholders podem explorar informações de maneira dinâmica.
Reaproveitando Conteúdo Existente
Se a criação de experiências interativas do zero parece intimidante, a boa notícia é que não é necessário começar do zero. É possível reaproveitar conteúdo existente e adicionar elementos interativos, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação.
Para escolher o conteúdo a ser reaproveitado, considere materiais que:
- • Atendam diretamente às dores da sua persona.
- • Não tenham obtido o desempenho esperado.
- • Sejam longos (mais de 8 minutos de leitura).
- • Contenham informações que poderiam ser mais bem exploradas de forma interativa.
A escolha do formato interativo depende dos seus objetivos. Se busca aumentar a geração de leads, por exemplo, estudos de caso e calculadoras podem ser boas opções. Para brand awareness, infográficos são mais eficazes.
Não importa o quão simples ou complexo seja o conteúdo, adicionar elementos interativos pode transformar a experiência do usuário e destacar sua marca.