Marketing Digital

Social selling: Benefícios das redes sociais na estratégia de vendas

Social Selling é uma forma de atrair possíveis clientes e dialogar com eles nas redes, com o objetivo claro de fazer vendas. Saiba tudo sobre o tema!

O mundo das vendas está em constante evolução. Prova disso é que com o uso cada vez maior das redes sociais, uma nova estratégia começou a ganhar destaque e tem chamado cada vez mais atenção.

Trata-se do Social Selling, que faz das redes sociais não apenas meios de interação, mas também plataformas de vendas. Mas como essa abordagem pode ajudar sua empresa a vender mais?

É o que você confere neste artigo, em que apresentamos o conceito, benefícios e como associar o Social Selling a sua estratégia de vendas. Curtiu? Vamos lá!

O que é Social Selling?

Antes de mais nada, é importante entender em detalhes o conceito de Social Selling. Então, anote aí!

Social Selling é uma forma de atrair possíveis clientes e dialogar com eles nas redes, com o objetivo claro de vender um produto ou serviço, a partir da construção de relacionamentos duradouros para que a venda seja uma consequência.

A proposta do Social Selling é, portanto, criar elo de conexão entre marcas e consumidores ou mesmo entre clientes e vendedores, já que é muito mais fácil vender e fazer negócios com quem já se conhece do que vender para desconhecidos.

Uma estratégia de Social Selling pode ser implementada em todas as redes sociais utilizadas pela empresa. Ou seja, todas as redes e mídias sociais e não somente as mais utilizadas, tendo como foco a criação de conteúdo de qualidade, rico e agregador, distribuído de forma estratégica em diversas plataformas: do Instagram ao Facebook, do status do WhatsApp Business ao SlideShare, amplificando a visibilidade da marca ou do negócio.

Defina e conheça bem seu público-alvo

Antes de começar a vender nas redes sociais, você precisa entender quem é o seu público-alvo. Quais são seus interesses? Quais problemas eles estão tentando resolver? Quais redes sociais eles usam? Essas informações podem ajudá-lo a criar uma estratégia de venda social mais eficaz.

Estabeleça objetivos claros

O que você espera alcançar com o Social Selling? Você quer aumentar a conscientização da marca? Gerar leads? Aumentar as vendas? Estabelecer objetivos claros pode ajudá-lo a medir o sucesso de sua estratégia de venda social.

Construa uma rede de contatos

Antes de começar a vender, você precisa construir uma rede de contatos nas redes sociais. Isso não significa apenas adicionar um monte de pessoas aleatórias. Em vez disso, concentre-se em construir conexões significativas com pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo.

Publique conteúdo com frequência

Uma das chaves para o sucesso do Social Selling é a publicação regular de conteúdo de qualidade, relevante e valioso. Isso não apenas mantém sua marca na mente dos clientes, mas também estabelece você como uma autoridade em seu campo.

Analise as métricas de Social Selling

Como qualquer estratégia de marketing, é importante medir o sucesso do seu Social Selling. Algumas métricas importantes a serem consideradas incluem o número de leads gerados, o número de vendas realizadas, o tempo médio do ciclo de vendas e a taxa de retenção de clientes.

Compartilhe este post:

Beehave Marketing Beehave Marketing Beehave Marketing Beehave Marketing Beehave Marketing Beehave Marketing